segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Corredores Ecológicos e a biodiversidade

O objectivo dos corredores ecológicos é permitir a deslocação de espécies animais (e a disseminação de espécies vegetais) entre manchas isoladas de ocorrências, onde a fragilidade demográfica poderia conduzir facilmente a extinções locais.Até 2000 eram poucas as provas científicas de que conseguiam ser eficazes na protecção das espécies da maior ameaça à sua sobrevivência: a fragmentação do habitat;mas entre 2000 e 2005 a bióloga norte-americana Ellen Damschen e mais quatro colegas da universidade do estado da Carolina do Norte estudaram o funcionamento destes corredores.Em 2006 foi publicado na revista "Science " o resultado do estudo efectuado por esta equipa :constataram que os habitats ligados entre si por corredores ecológicos tinham mais 20% de espécies de plantas do que aqueles que estão isolados.

2 comentários:

  1. OLá Cristina,
    este tema é muito interessante. Aqui, onde agora vivemos, existem corredores ecológicos, por exemplo para sapos. São restabelecidos no início de todas as Primaveras. Como sabes, algumas espécies estão em vias de extinção e, com esta ajuda extra, os seus quantitativos estabilizaram. Felizmente!

    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Oi, Cristina!

    Parabéns pelo tema! É muito interessante e algo a ser discutido quando falamos em conservação da biodiversidade.

    No Brasil, na zona litorânea onde ocorre a Mata Atlântica, há várias experiências de corredores ecológicos.

    Acho que é uma forma eficaz de auxiliar na conservação de espécies animais e vegetais confinadas em fragmentos. Entretanto, nem sempre é fácil construir um corredor, especialmente porque naquele caso as áreas entre fragmentos estão muitas vezes ocupadas pela agricultura.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar