terça-feira, 13 de outubro de 2009

Grupo PSA promete carros com 20% materiais verdes em 2011
A PSA Peugeot Citroën apresentou, em Paris, os últimos desenvolvimentos do seu plano de utilização de materiais «verdes», destinado a limitar o impacto ambiental dos automóveis do Grupo durante todo o seu período de vida. O objectivo é ambicioso: chegar aos 20% de materiais «verdes» nos polímeros utilizados nos automóveis, a partir de 2011.
Em comunicado, o construtor francês recorda que um automóvel é constituído, actualmente, por 70% de metais, já amplamente reciclados, por 5% de materiais diversos (vidro, etc.), por 5% de líquidos e o resto são materiais plásticos (polímeros).
A expressão materiais «verdes» agrupa as fibras naturais (linho, cânhamo…), os materiais reciclados não metálicos e os biomateriais (matérias produzidas a partir de recursos renováveis e não da petroquímica).
O objectivo é reduzir a utilização dos plásticos de origem fóssil e favorecer as matérias-primas de origem renovável, o que permite reduzir o peso de algumas peças, reduzir as emissões de CO2 oriundas da produção de plásticos e favorecer a reciclagem dos materiais plásticos.
terça-feira, 13 de Outubro de 2009 11:45 in Diário Digital

2 comentários:

  1. Bem, esta notícia é um bom sinal!A indústria automóvel, grande responsável pela emissão de gases com efeito de estufa, está a começar a adoptar algumas medidas, ainda que poucas, para atenuar o seu impacte ambiental!
    Tem que se começar por algum lado!
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Pois é...tem que se começar por algum lado.
    As empresas privadas,cada vez,mais são desafiadas a enveredarem pelo cuidado com o Ambiente .E não é só porque podem beneficiar de alguma regalias fiscais mas ,também,porque os consumidores são cada vez mais exigentes.E ainda bem.

    Ana Cristina

    ResponderEliminar