domingo, 11 de outubro de 2009

porquê este nome para o blog?

A cada dia que passa todos os habitantes da Terra sabem ,de modo mais ou menos empírico,que sem biodiversidade toda a nossa vida fica comprometida.Podem até não lhe dar esse nome …uns falam do “clima doido”,das “plantinhas que antes apanhavam no campo e agora já naõ se encontram” outros falam ”dos passarinhos que se viam em maior quantidade e agora é um caso sério para se encontrarem”...
A sensibilização para estas situações está cada vez mais presente mas mesmo assim quase todos os dias nos surgem ,de todo o mundo ,noticias preocupantes sobre as profundas alterações dos diferentes habitats com a poluição da água,do solo,da atmosfera;risco de extinção de algum animal ou planta;crescente erosão e desertificação dos solos…
Enquanto cidadãos – e não só enquanto estudantes do Mestrado de Cidadania Ambiental – temos o dever de contribuir para a preservação da biodiversidade e isso pode passar por explicar com quem connosco lida que ,por ex. 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos…ou mais simples (ou mais complicado ainda J )incentivar o nosso núcleo familiar a poupar na água do duche,na água de lavar os dentes,a fazer uma escolha selectiva dos lixos,poupar energia electrica desligando o computador,a TV,limitar o uso do aparelho de ar condicionado …enfim!

LIFE:always with biodiversity!

Alguns sites interessantes sobre estas questões:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/extincao-em-massa1.htm
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/biodiversidade-e/mais-informacao-1/sobre-a-importancia-da-biodiversidade?set_language=en&cl=en
http://www.aultimaarcadenoe.com/artigo40.htm
http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/ConsNatureza/TextoSintese/Antecedentes/

2 comentários:

  1. Olá Ana Cristina,

    Agradeço o elogio que fez ao meu Blog, mas ele ainda está num estado embrionário.
    O seu Blog está muito sugestivo, com um texto simples mas que dá que pensar, e com links a sites que julgo virem a ser relevantes a quem o visitar.
    Embora os hábitos de que falou sejam por vezes difíceis de incutir, eu já os tenho no seio da minha família. Pois, naturalmente não é fácil, mas com perseverança e coerência da nossa parte, pomos os outros a pensar e tomar decisões que poderiam ser impensáveis. Já consegui por muito boa gente a praticar actos 'amigos' do ambiente, como sejam, o uso de lâmpadas economizadoras, poupança de água usando apenas duche e não banhos de imersão, separação selectiva de lixos, evitar usar o automóvel sempre que possível e quando haja alternativa, e um conjunto alargado de outros pequenos gestos quotidianos que somados fazem a diferença.
    Pois façamos algo pelo ambiente, a começar desde já com o intercâmbio de informações e ajudas nos nossos Blogs.
    Até Já.
    Victor Claro

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina!

    Gostei da tua escolha, parabéns.

    Jorge Ramalho

    ResponderEliminar